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Como definir preços para contratos de outsourcing de impressão: Fatores e estratégias essenciais.

julho 24, 2024

“Será que minha empresa está fazendo a cobrança de maneira correta?”

Essa é uma dúvida que volta e meia passa pela cabeça dos donos de empresas do ramo de locação de equipamentos e serviços. São muitos pontos que devem ser considerados quando pensamos em contratos de longo prazo, geralmente aplicados neste segmento.

O fator preço é definitivamente muito importante, cálculos errados geram contratos deficitários – causando prejuízos a corporação. Já contratos superfaturados fazem com que fiquem fora da média de mercado, deixando a empresa à margem da concorrência.

A precificação deve considerar vários fatores para garantir que o preço seja competitivo, cubra todas as despesas operacionais e traga lucro. Aqui estão alguns pontos relevantes, que devem ser considerados:

 

1° Custos Fixos:

– Custo de aquisição do equipamento

– Despesas administrativas (Funcionários necessários para operação da empresa);

– Depreciação do equipamento (Desvalorização dos equipamentos ao longo do tempo);

– Impostos (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);

– Manutenção e suporte (Tempo e recursos dedicados ao treinamento dos usuários, suporte técnico e custos com manutenções preventivas e corretivas);

– Consumíveis (toner, cilindros, fusões e outras peças);

– Transporte (Custos para entrega dos equipamentos e consumíveis);

 

2° Conhecimento de Mercado:

É necessário conhecer as práticas de mercado utilizadas por seus concorrentes, avaliar a demanda local, definir raio de atendimento e traçar um perfil de cliente como público-alvo – Quantidade de funcionários, ramo de atuação e volume de impressão mensal, por exemplo.

 

3° Lucro:

É importante estabelecer uma margem de lucro mínima para seus contratos, que sejam compatíveis com os objetivos de crescimento da empresa. Levando em consideração os custos fixos para manter o bom andamento do contrato e o custo médio de mercado.

 

4° Garantias do contrato:

– Período de locação – quanto maior o período contratual, mais agressivos serão os custos – O mercado normalmente trabalha com prazos de 36 a 60 meses.

– Penalidades para quebra de contrato – Por conta do alto investimento em equipamentos e insumos, é necessário estipular um valor de multa, caso haja rescisão imotivada antes do fim do contrato.

 

5° Tecnologia:

– Software de Bilhetagem e controle;

– Softwares de gestão documental;

– Softwares de correção de provas;

– Máquinas com múltiplas aplicações e conectividade;

 

6° Modelos de Precificação:

– Franquia – Valor fixo para um volume pré-definido de impressões mensais – caso ultrapasse esse volume, será pago um valor adicional por página, chamado excedente.

– Taxa fixa + Custo por página – Um valor fixo mensal mais uma tarifa variável baseada no número de páginas impressas

– Pacotes personalizados – São definidos de acordo com as demandas especificas de cada cliente.

 

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