“Será que minha empresa está fazendo a cobrança de maneira correta?”
Essa é uma dúvida que volta e meia passa pela cabeça dos donos de empresas do ramo de locação de equipamentos e serviços. São muitos pontos que devem ser considerados quando pensamos em contratos de longo prazo, geralmente aplicados neste segmento.
O fator preço é definitivamente muito importante, cálculos errados geram contratos deficitários – causando prejuízos a corporação. Já contratos superfaturados fazem com que fiquem fora da média de mercado, deixando a empresa à margem da concorrência.
A precificação deve considerar vários fatores para garantir que o preço seja competitivo, cubra todas as despesas operacionais e traga lucro. Aqui estão alguns pontos relevantes, que devem ser considerados:
1° Custos Fixos:
– Custo de aquisição do equipamento
– Despesas administrativas (Funcionários necessários para operação da empresa);
– Depreciação do equipamento (Desvalorização dos equipamentos ao longo do tempo);
– Impostos (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
– Manutenção e suporte (Tempo e recursos dedicados ao treinamento dos usuários, suporte técnico e custos com manutenções preventivas e corretivas);
– Consumíveis (toner, cilindros, fusões e outras peças);
– Transporte (Custos para entrega dos equipamentos e consumíveis);
2° Conhecimento de Mercado:
É necessário conhecer as práticas de mercado utilizadas por seus concorrentes, avaliar a demanda local, definir raio de atendimento e traçar um perfil de cliente como público-alvo – Quantidade de funcionários, ramo de atuação e volume de impressão mensal, por exemplo.
3° Lucro:
É importante estabelecer uma margem de lucro mínima para seus contratos, que sejam compatíveis com os objetivos de crescimento da empresa. Levando em consideração os custos fixos para manter o bom andamento do contrato e o custo médio de mercado.
4° Garantias do contrato:
– Período de locação – quanto maior o período contratual, mais agressivos serão os custos – O mercado normalmente trabalha com prazos de 36 a 60 meses.
– Penalidades para quebra de contrato – Por conta do alto investimento em equipamentos e insumos, é necessário estipular um valor de multa, caso haja rescisão imotivada antes do fim do contrato.
5° Tecnologia:
– Software de Bilhetagem e controle;
– Softwares de gestão documental;
– Softwares de correção de provas;
– Máquinas com múltiplas aplicações e conectividade;
6° Modelos de Precificação:
– Franquia – Valor fixo para um volume pré-definido de impressões mensais – caso ultrapasse esse volume, será pago um valor adicional por página, chamado excedente.
– Taxa fixa + Custo por página – Um valor fixo mensal mais uma tarifa variável baseada no número de páginas impressas
– Pacotes personalizados – São definidos de acordo com as demandas especificas de cada cliente.
A Lello Supri é a parceira que sua empresa precisa para crescer. Com mais de 30 anos de atuação no mercado, possuímos profissionais qualificados para entender e apoiar sua equipe em qualquer projeto.
Escrito por:
Posts recentes

A Lello Group foi reconhecida pelo Prêmio Distribuidor dos produtos SIMPRESS/HP

Qualidade dos suprimentos: impacto na durabilidade e no desempenho dos equipamentos

Inovações em suprimentos para impressão: novas tecnologias e tendências de mercado

A Disputa pelo menor custo por página: O Verdadeiro campo de batalha do outsourcing de Impressões
