Desde que surgiu, a impressão 3D para empresas revolucionou o mercado corporativo, tornando mais ágeis diversas etapas, como a produção de prototipagem rápida, personalização de produtos e a redução de custos operacionais. Essa tecnologia deu novo impulso aos mais diferentes setores, como o de saúde, o automotivo, a construção civil, a de comunicações, etc, unindo criatividade, soluções inovadoras e respostas mais rápidas a barreiras que antes pareciam distantes e intransponíveis.
O que é impressão 3D?
Também conhecida como manufatura aditiva, a tecnologia de impressão 3D utiliza modelos digitais para imprimir objetos por meio da adição de camadas sucessivas de materiais, como plástico, resina, metal e biomateriais até que a peça final seja formada.
Breve história e desenvolvimento da impressão 3D
A origem da impressão 3D remonta a década de 1980, quando Charles Hull desenvolveu a técnica de estereolitografia, considerada o embrião da impressão 3D. Como toda invenção, inicialmente era bastante limitada tecnicamente e era capaz de produzir materiais simples.
Com o aperfeiçoamento de novos métodos de impressão 3D, como a FDM (Modelagem por Deposição Fundida) e a SLS (Sinterização Seletiva a Laser), novas possibilidades foram sendo desenvolvidas. Hoje, a impressão 3D permite criar objetos dos mais diferentes formatos, dimensões e volume, desde os mais simples até os mais complexos.
Como funciona a tecnologia de impressão 3D
A fabricação aditiva consiste em formar camada após camada, seguindo um modelo feito digitalmente. O desenho é convertido no formato STL e um software específico faz o recorte do modelo. A impressora 3D é carregada com o material que será utilizado (plástico, resina, metal, etc) para iniciar a impressão das camadas do objeto.
Depois da impressão 3D industrial é concluída, começa a fase de acabamento que faz a apara de rebarbas, remoção de suporte e lixamento total para que a peça fique perfeita.
Vantagens da impressão 3D para empresas
As vantagens da impressão 3D são muitas e empresas dos mais diversos setores têm utilizado essa tecnologia. Com isso, ficaram mais competitivas, eliminaram etapas na fabricação de produtos e conseguiram maior economia com a impressão 3D.
Prototipagem rápida e redução de custos
Com essa tecnologia, é possível criar ferramentas para prototipagem em 3D para realizar testes mais rápidos, tudo em uma única peça impressa, reduzindo custos e tempo de produção, tornando a análise do objeto mais rápida para possíveis correções.
Customização e produção sob demanda
A impressão 3D permite criar peças personalizadas com características específicas. O segmento médico é um dos que mais se beneficiam com a customização de produtos, ao conseguir desenvolver próteses de acordo com as necessidades de cada paciente, trazendo melhorias na funcionalidade e no seu conforto.
Economia de materiais e sustentabilidade
É possível conseguir mais economia com a redução de custos com a impressão 3D em todo o processo, já que ocorre pouco desperdício de material. Como segue um modelo digital, as camadas impressas são formadas de acordo com o traçado do projeto, sem excessos. Ao minimizar a produção de resíduos, a impressão 3D ainda proporciona economia de energia, contribuindo para práticas sustentáveis.
Agilidade e flexibilidade na produção
A produção de peças em 3D torna os processos muito mais ágeis, já que segue um modelo digital previamente projetado com o formato e dimensões ideais. O protótipo pronto permite analisar como será a peça final antes de iniciar uma produção em massa e fazer adaptações e ajustes necessários.
Aplicações da impressão 3D no mercado corporativo
Por ser um processo rápido e apresentar versatilidade de uso, a impressão em 3D para manufatura tem oferecido uma gama variada de aplicações nos mais diferentes setores, confira alguns:
Impressão 3D para design e engenharia
Já falamos que esse tipo de impressão possibilita criar protótipos de peças para testar suas funcionalidades. Na área de design é bastante vantajoso passar pelo teste para ver detalhes em uma peça tridimensional, já que em um projeto virtual nem sempre é possível identificar falhas. O setor de engenharia consegue criar componentes complexos com rapidez e realizar testes em carros ou aparelhos eletrônicos, por exemplo.
Aplicação na indústria de manufatura
Empresas de manufatura recorrem à impressão tridimensional (3D) para desenvolver componentes específicos com geometrias complexas e designs inovadores. Permite também, criar ferramentas específicas para atender determinados requisitos e até moldes com precisão e extremamente leves para testes reais no setor aeroespacial.
Criação de peças personalizadas e reparos
É possível desenvolver próteses sob medida para a área médica com especificidades de cada paciente e assim, facilitar o tratamento e a sua recuperação. A impressão 3D permite fabricar peças de reposição de equipamentos com maior rapidez e evitar que a produção fique inativa por falta de algum componente.
Materiais utilizados na impressão 3D para empresas
As inovações em impressão tridimensional apresentam resultados versáteis, seja durante a produção de peças e nos materiais que utiliza para impressão 3D, confira os mais comuns:
Plásticos e polímeros
- Plástico: é o material mais comum utilizado na impressão 3D, entre os tipos estão: PLA (Ácido Polilático) biodegradável; ABS (acrilonitrila Butadieno Estireno) resistente e durável; PETG (Polietileno Tereftalato Glicol) resistente e flexível.
- Polímero: é um material de alto desempenho e entre os mais utilizados estão o nylon (poliamida) resistente à abrasão; PEEK (Poliéster-éter-cetona) resistente a altas temperaturas; TPU (Poliuretano Termoplástico) flexível e elástico.
Metais e materiais compósitos
- Metal: entre os mais utilizados estão o aço inoxidável, que é durável e resistente à corrosão; titânio, material leve e biocompatível; alumínio, leve e com boa condutividade térmica.
- Compósito: combina propriedades de diferentes materiais, como o plástico com fibra de carbono, material extremamente leve e resistente; cerâmica, ideal para peças resistentes a altas temperaturas; materiais híbridos, combinam polímeros e metais para criar materiais resistentes e flexíveis.
Tendências futuras e inovação na impressão 3D corporativa
Com a evolução dessa técnica, a expectativa é que as aplicações de impressão 3D no mercado se tornem as operações ainda mais rápidas, precisas e sejam capazes de utilizar muitos outros materiais como as ligas metálicas, por exemplo. A integração com a IoT (internet das coisas) e a IA (inteligência artificial) serão capazes de automatizar os processos, aproximando-se ainda mais do consumidor final.
O uso de materiais reciclados e biodegradáveis, em conjunto com a redução de resíduos (que já ocorre atualmente), será essencial para que a sustentabilidade e a impressão 3D sejam amplamente utilizadas pelas empresas.
A importância da impressão 3D para a competitividade empresarial
A evolução da impressão 3D e a produtividade empresarial estão tornando o mercado cada vez mais competitivo, onde cada empresa conseguirá criar protótipos mais rápidos para testes, fazer personalização de produtos e também, reduzir custos das operações antes de seus concorrentes.
No aspecto de sustentabilidade, esse tipo de impressão diminui o desperdício, reduz a geração de resíduos e ajuda na economia energética, já que as operações são mais otimizadas.
A impressão 3D já trouxe muitas vantagens para as indústrias que adotaram essa tecnologia em suas atividades, mas há muito o que evoluir ao explorar materiais inovadores, novas aplicações e equipamentos mais sofisticados capazes de trazer mais competitividade às empresas. E a sua empresa já utiliza a impressão 3D em suas operações?
Posts recentes

A Lello Group foi reconhecida pelo Prêmio Distribuidor dos produtos SIMPRESS/HP

Qualidade dos suprimentos: impacto na durabilidade e no desempenho dos equipamentos

Inovações em suprimentos para impressão: novas tecnologias e tendências de mercado

A Disputa pelo menor custo por página: O Verdadeiro campo de batalha do outsourcing de Impressões
