Saiba como a sustentabilidade gráfica e o movimento eco-friendly têm se tornado indispensáveis na hora de reduzir os impactos ambientais do setor gráfico.
Indústrias do setor gráfico necessitam de diversos recursos, como energia, água, papel, tintas, solventes e embalagens. Tomar decisões para reduzir os impactos ambientais potenciais, associados ao ciclo de vida de impressão, faz parte do que conhecemos como sustentabilidade gráfica.
O design ecológico deve ser uma preocupação dos profissionais que procuram formas de minimizar os impactos do setor gráfico no meio ambiente.
Sustentabilidade gráfica: por onde começar?
Ao desenvolver a arte de uma peça, é função do designer determinar o tamanho, forma, cor, e demais especificações. Mas, para uma empresa alinhada à prática eco-friendly, esse profissional também precisa ter noções sobre o estilo de impressão e conhecimento sobre impressão em diferentes substratos.
Ao tomar decisões fundamentadas com a preocupação ecológica, os designers podem reduzir seu impacto ambiental, resultando em um uso mais eficiente dos recursos e gerar menos desperdício de insumos no parque de impressão.
No entanto, outros profissionais que precisam imprimir ou fazer cópias de documentos e outros materiais impressos também podem se beneficiar ao aprender sobre sustentabilidade gráfica, já que essa é uma pauta cada vez mais relevante.
Quais recursos merecem atenção?
Dentro do parque de impressões de uma gráfica temos uma grande variedade de recursos que devem ser utilizados de forma consciente para tornar sua empresa mais sustentável, confira:
Papel
Mesmo com a mudança do gerenciamento de arquivos eletrônicos e computação para a nuvem, os produtos de papel continuam sendo uma mercadoria importante na sociedade de hoje.
O ciclo de vida do papel começa antes do corte das árvores para a celulose – o aço e o combustível necessários para as máquinas vêm de outras indústrias que têm seus próprios impactos ambientais. Depois que as árvores são cortadas, elas são transformadas em lascas, depois transportadas, despolpadas, branqueadas e, finalmente, o papel é fabricado.
Cada um desses estágios usa recursos valiosos e libera poluentes como compostos orgânicos voláteis (VOCs) e gases de efeito estufa no meio ambiente.
Portanto, ter equipamentos de impressão com menor índice de falhas e desenvolvidos para não desperdiçar papel com testes de impressão reduzem drasticamente o consumo desnecessário desse substrato.
Tintas e solventes
Muitas tintas de impressão e solventes contêm poluentes e contribuem negativamente para a mudança climática. Isso porque, com o excesso de produtos químicos, muitas vezes há o descarte inadequado de toners e cartuchos de impressoras.
Se deseja se tornar uma gráfica eco-friendly, uma etapa importante é criar um fluxo para descarte adequado dos consumíveis. Procure orientações sobre o descarte de poluentes ou entre em contato com sua representante para saber mais informações sobre a reutilização.
Mas, se no seu parque de impressão você está equipado com equipamentos Kyocera, temos uma boa notícia: não é necessário realizar a substituição do tambor quando o toner acaba, o que representa mais economia e menos desperdício.
Equipamentos
Uma preocupação significativa da sustentabilidade gráfica está relacionada ao consumo de recursos como eletricidade e as emissões de gases poluentes.
Apesar de muitas empresas brasileiras não considerarem esse custo, a verdade é que impressoras e multifuncionais podem impactar o bolso e o meio ambiente.
Por essa razão, contar com equipamentos ecológicos e econômicos como os da Kyocera faz toda diferença, pois são projetadas para eliminar a necessidade de substituir continuamente componentes caros, tornando-os equipamentos com excelente custo-benefício.
Além disso, graças a sua durabilidade também é possível reduzir o excesso de lixo eletrônico gerado pelo descarte de impressoras e multifuncionais quebradas.
A sustentabilidade gráfica e o web design
Como um web designer, é importante considerar o que acontece com o design se ele for impresso. Embora técnicas como texto branco em um fundo preto facilitem a leitura na tela e reduzam o consumo de energia do computador, ele desperdiça uma grande quantidade de tinta ao ser impresso.
Essa regra também pode ser aplicada a páginas da web que ocupam duas ou mais páginas quando impressas, o que potencializa o uso desnecessário dos recursos que mencionamos acima.
Ou seja, até mesmo no desenvolvimento das peças de comunicação já é possível aplicar técnicas ecologicamente corretas e, portanto, é fundamental que esses profissionais recebam orientação adequada para melhorar a sustentabilidade gráfica de suas empresas.
Curtiu esse artigo? Então compartilhe com seus amigos e colegas em suas redes sociais!
Posts recentes

A Lello Group foi reconhecida pelo Prêmio Distribuidor dos produtos SIMPRESS/HP

Qualidade dos suprimentos: impacto na durabilidade e no desempenho dos equipamentos

Inovações em suprimentos para impressão: novas tecnologias e tendências de mercado

A Disputa pelo menor custo por página: O Verdadeiro campo de batalha do outsourcing de Impressões
